Alimentos Ricos em Sais Minerais [ Veja Os Benefícios ]

//Alimentos Ricos em Sais Minerais [ Veja Os Benefícios ]

Alimentos Ricos em Sais Minerais [ Veja Os Benefícios ]

Mantenha uma alimentação com Alimentos Ricos em Sais Minerais confira no post tudo o que você precisa saber pra ter equilíbrio em suas refeiçoes

As nossas células tem 1% desse composto, sendo assim os Minerais claramente tem funções importantes em nosso organismo

Alem disso certamente são eles os ativadores enzimáticos e controladores do PH

E eles tem muita importância para o funcionamento correto do nosso organismo, portanto são os responsáveis pela formação dos nossos ossos e a nossa produção de sangue, entre muitas outras.

Eles exercem um papel importantíssimo, e certamente é por isso que é tão importante saber manter uma alimentação a base deles

Assim o nosso organismo certamente irá trabalha direitinho, e ficaremos cada vez mais saudáveis

Veja abaixo as propriedade de cada um deles e quais Alimentos contém esses preciosos Sais Minerais

Alimentos Ricos em Sais Minerais

Alimentos Ricos em Sais Minerais

Alimentos Ricos em Sais Minerais

O Que São Os Sais Minerais ?

Os Sais Minerais sãos substancias importantes para o desenvolvimento do corpo humano

Eles serão responsáveis pelo funcionamento do nosso organismo, portanto se eles faltam no nosso organismo podemos certamente acabar assim tendo alguns problemas de saúde, até mesmo levando a morte

Veja Abaixo alguns dos Problemas causados pela Insuficiência dos Sais Minerais

Como:

  • Anemia
  • Osteoporose
  • Pressão alta
  • Bócio ou papeira como é mais conhecido
  • Distúrbios metabólicos
  • Obesidade
  • Falta de Memoria
  • Cansaço
  • Tremores e palpitações
  • Fraqueza muscular que pode gerar problemas nas articulações
  • Depressão
  • Sistema imunológico fraco
  • Desequilíbrio hormonal
  • Hipertiroidismo
  • Hipotireoidismo
  • Cretinismo

Quais São os Alimentos Ricos em Sais Minerais ?

Veja abaixo a lista dos Alimentos Ricos em Sais Minerais

Cálcio:

O cálcio age na formação de tecidos, ossos e dentes, também age assim na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos, combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo

O cálcio é encontrado em grande quantidade no leite e seus derivados, como queijo, iogurte!

Também é encontrado nas nozes, espinafre, brócolis, sardinha, sementes de gergelim, linhaça, grão de bico, castanha do pará, feijão, folhas de mostarda, ameixas!

A recomendação de ingestão do cálcio diariamente é entre os 1000 mg por dia para o adulto saudável.

Ferro:

É de suma importância na formação do sangue, atua como veiculador do oxigênio para todo o organismo

O ferro se encontra em carnes, frango, peixe, lentilha, uva passa, ameixa seca, quinoa, espinafre, couve, aveia, sementes de gergelim e abobora, beterraba crua.

Iodo:

Faz funcionar a glândula tireoide, ativa o funcionamento cerebral e assim permite que os músculos armazenem oxigênio e evita que a gordura se deposite nos tecidos

O Iodo se encontra nas batatas rusticas, leite ou os seus derivados, algas secas, bacalhau, sal fortificado, camarão, sal do himalaia cristalizado, ameixas secas, peito de peru assado, feijão branco, peixes, atum em conserva, ovos cozidos, banana, iogurte natural, lagosta, morangos, milho em conserva, pão branco, vagem, alface, tomate, agrião.

Cobre:

Age na formação da hemoglobina (pigmento vermelho do sangue)

Alimentos:

Figado de boi, ostras, castanhas, avelã, amêndoas, amendoim, nozes, ovo, cacau em pó, sementes de girassol

Sódio:

Age impedindo o endurecimento do cálcio e do magnésio, o que pode formar cálculos biliares ou nefríticos, previne a coagulação sanguínea.

Alimentos:

Presunto, mortadela, salsicha, sardinha, atum, caranguejo, tilápia, salmão, café em grão, temperos prontos (arisco, sazon, catchup, maionese) sopas e caldos prontos, vegetais enlatados ( milho, ervilha, azeitonas ) manteiga, margarina e fast-food

Lembrando que o sódio em excesso certamente pode causar danos a saúde, o recomendado é de apenas 5g de sal por dia evitando assim a compra de alguns dos produtos citados.

Potássio:

Atua associado ao sódio, regularizando as batidas do coração e o sistema muscular, contribui para a formação as células.

Abacate, folhas de beterraba cozida, suco de laranja, banana, amendoim, molho de tomate enlatado, lentilha, ervilha cozida, suco de uva, purê de batata, cenoura crua, abobora, pera, queijo, coco seco ou fresco.

O recomendado de consumo é de 4700 mg por dia

Manganês:

É importante para o crescimento, intervém no aproveitamento do cálcio, fósforo e vitamina B1.

Folhas verdes vegetais, espinafre, grãos e cereais, castanhas, tofu, chá preto, açaí, nabo cru, farinha de centeio integral, farinha de soja.

Magnésio:

Atua na formação dos tecidos, ossos e dentes, portanto ajuda a metabolizar os carboidratos, controla a excitabilidade neuromuscular.

Abacate, banana, uva, beterraba, quiabo, batata, espinafre, couve, granola, aveia, grão de gergelim, amendoim, castanha, leite, soja, pão, grão de bico, figo seco, chocolate amargo, feijão preto.

Fósforo:

Atua na formação de ossos e dentes, indispensável para o sistema nervoso e o sistema muscular, juntamente com o cálcio e a vitamina D combate o raquitismo

Os Alimentos que contem fósforo são, salmão, sementes de abobora, lombo magro de carne suiná, bife de carne vermelha, iogurte, tofu, lentilhas, sardinha, figado bovino, aveia, amendoins, feijão!

O ideal é consumir 700 mg por dia.

Selênio:

O selênio tem um alto poder de antioxidante, ajuda também na prevenção do câncer, previne doenças cardiovasculares, melhora o funcionamento da tireoide, ajuda a perder peso, fortalece o sistema imunológico

Pode ser encontrado na água e em Alimentos como castanha-do-pará, farinha de trigo, pão e gema de ovo, frango, arroz, Carne Bovina.

Flúor:

O flúor é considerado essencial devido ao seu efeito benéfico no esmalte dental, portanto em algumas cidades são colocados flúor na água para reduzir a incidência de caries

É encontrado em Sopas e ensopados feitos com peixe e ossos de carne bovina

também fornecem flúor frutos do mar e fígado bovino são ricos em flúor
Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta o conteúdo de flúor

Zinco:

Atua no controle cerebral dos músculos, ajuda assim na respiração dos tecidos, participa no metabolismo das proteínas e carboidratos.

Carne de cordeiro, grãos de bico, sementes de abobora, cacau em pó, kefir, cogumelos, frango, ostras, caranguejo, lagosta, amêndoas.

 Tabela Sais Minerais

Tabela Sais Minerais

Tabela Sais Minerais

Importância dos Sais Minerais no Organismo

Já falamos dos Alimentos Ricos em Sais Minerais mas de fato você sabe qual a sua verdadeira  importância ?

O porquê devemos manter uma Alimentação equilibrada com esses nutrientes ?

Irei te explicar melhor

Os Sais Minerais são substancias inorgânicas ou seja, substancias que não são produzidas pelos seres vivos

E que certamente são de suma importância para o bom funcionamento do nosso organismo, a falta deles por vezes pode acarretar problemas como citei um pouco acima

Portanto, não devemos jamais esquece-los de mante-los presentes em nossa Alimentação diariamente.

Assim que você for preparar as suas refeições não esquece de incluir Os Alimentos Ricos em Sais Minerais

Serão eles certamente que iram ajudar assim você a se manter saudável, forte longe das doenças causadas pela insuficiência dos Sais Minerais.

E você tem incluído os Sais Minerais em sua Alimentação?

Este foi o Post Sobre Os Alimentos Ricos em Sais Minerais, continue me acompanhando 🙂

By | 2018-08-20T15:43:10+00:00 agosto 20th, 2018|Sem categoria|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment